quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crentes Medíocres

Crentes Medíocres

Nós estamos vivendo uma época onde as igrejas têm se avivado, mas os crentes têm se esfriado, tudo isto devido à mediocridade dos nossos dias e dos líderes espirituais contidos nestas igrejas. O problema de crentes medíocres não é de hoje, pois isto vem ocorrendo desde o Velho Testamento, onde líderes espirituais negligenciavam seus papeis de ensinar a Palavra de Deus ao povo de Deus. Tiraremos uma lição na vida de Eli e Samuel:
“O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes. Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. Tornou o SENHOR a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem. Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou.
Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.”
1 Samuel 3.1-14

Nem sempre estar na casa de Deus quer dizer que você é um crente, Samuel estava na casa de Deus (Tabernáculo) e não conhecia a Deus. Os versículos que eu quero focar nesta breve explanação sobre crentes medíocres são o primeiro e o sétimo, onde aprenderemos juntos para deixarmos de sermos servos medíocres.
A nossa primeira lição se encontra no versículo primeiro, onde “a palavra do Senhor era mui rara”. Sabemos que durante o sacerdócio de Eli houve uma grande apostasia, e podemos acreditar que até mesmo ele estava fraco na fé. O sumo sacerdote Eli tinha uma vasta responsabilidade, mas deixou de cumprir cada uma delas. Da mesma forma são os pastores que criam crentes medíocres em suas igrejas. Vamos contemplar o papel de Eli
1.    Responsável por ensinar ao povo
2.    Responsável por ministrar ao Senhor
3.    Responsável pelo culto ao Senhor
4.    Responsável por buscar ao Senhor

Observando estas responsabilidades do Sumo sacerdote, podemos observar que ele deixou as suas práticas. Ele possivelmente não ensinava o povo, o povo estava acomodado e abandonando a fé, seus filhos faziam o que queriam com a oferta do Senhor e não buscava ao Senhor ou buscava de forma errada. Pois, se buscasse ao Senhor o encontraria e ouviria as suas orientações (Dt 4.29).
Nós como líderes espirituais temos praticamente as mesmas obrigações que Eli, mas neste ministério não cabe erros, pois erros podem ser fatais neste ministério.
A palavra de Deus é rara hoje nas Igrejas porque os pastores não buscam fazer a vontade de Deus e não buscam a Deus, estes se preocupam com quantidade e não com a qualidade dos crentes. O pregador medíocre se preocupa em levantar a moral dos ouvintes e de lhe dar algo que lhes agrade do que dar a Palavra de Deus, exposta como ela é.
Pastores medíocres criam ovelhas medíocres, pois as ovelhas seguem ao seu pastor, se o pastor não lê a Bíblia a ovelha também não vai ler, se o pastor não ora a ovelha também não ora. Se nós não cuidarmos do pasto as ovelhas se alimentarão de porcaria e isto debilitará a cada uma delas e se acostumarão com baganas e não com refeições completas.

No sétimo versículo temos os motivos porque as próprias ovelhas são medíocres, Samuel estava na casa de Deus e não conhecia a Deus e nem conhecia a palavra do Senhor.
Primeiro é porque não conhecem a Deus, pessoas que se dizem crentes por estarem no meio da igreja não são. Para ser crente é necessário ser a igreja conhecer o seu salvador. Se a pessoa não sabe quem é Jesus não sabe quem é o dono e líder da Igreja. Samuel estava na casa de Deus, trabalhava na casa de Deus, se empenhava na casa de Deus e não conhecia a Deus. Quero leva-los a refletir que muitas pessoas vão aos cultos e não sabem que é Deus, pessoas já ouviram falar de Cristo, mas não conheceram a Cristo.
O crente medíocre pode ser aquele que não se converteu a Jesus Cristo, mas é convencido por si só que é crente por estar no meio da Igreja.
Também temos o segundo caso, as pessoas que não têm a experiência de ter uma revelação de Deus, nisto quero dizer que não leem a Bíblia para ouvir Deus falando com elas. A leitura do Pentateuco no período de Samuel já daria muita orientação sobre o que Deus quer da vida do seu servo, e Eli se observa-se o pentateuco repreenderia aos seus filhos, teria a revelação direta da vontade de Deus e não precisaria Deus falar para ele que ele estava errado.
Samuel não estava recebendo a revelação da vontade de Deus, porque lhe falta um instrutor. Será que também não está faltando instrução hoje para as pessoas sobre a palavra de Deus, de como eles podem ouvir Deus falando com eles através do estudo da Palavra de Deus.
Crentes medíocres são formados no seio de nossas igrejas hoje, não porque o tempo está difícil, mas sim porque o povo de Deus está acomodado. A começar em nós que não nos empenhamos em ouvir Deus falando diariamente aos nossos corações através da sua Palavra.

O nosso desafio é formar crentes melhores, crentes que realmente conhecem a Deus e sabem o motivo pelo qual estão servindo na Igreja, e devemos nos perguntar antes de mais nada: será que não estou sendo um servo medíocre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário