terça-feira, 24 de abril de 2012


RESENHA CRÍTICA: McDOWELL, J. Os Adolescentes Falam. Candeia, 2ª Ed. São Paulo, 1997.

Resumo:
Os adolescentes falam, é um livro fascinante que trata sobre a sexualidade do adolescente. Este livro é diferente dos outros porque não são apenas conceitos escritos por um autor, foi escrito por adolescentes por meio de questionários, entrevistas e dissertações. Os adolescentes trataram sobre: O que eu gostaria que meus pais soubessem sobre minha sexualidade. O autor Josh Mcdowell, fala para os pais que erraram na criação de seus filhos que não desistam de lutar. Este livro é próprio para pais e adolescentes. É dividido em quatro seções, estas: O que está acontecendo em meu mundo; Como você pode guiar-me através do meu mundo; Sexo: praticar ou não;  Ensaios: abrindo seus corações.
Na primeira seção é mostrado como nós descobrimos o que eles realmente pensam a respeito do sexo e suas necessidades emocionais. Vimos nesta seção muitos testemunhos de adolescentes que se entregaram ao sexo pré-conjugal como forma de encontrar satisfação para suas necessidades emocionais. Vimos que eles desejam sentirem-se amados e aceitos pelos pais, e a maioria dos pais não compreende o quão importante é essa satisfação emocional. Os adolescentes possuem impulsos sexuais fortes, o que é bastante normal para essa idade. Em vista destes impulsos e da pressão do grupo; eles sentem-se pressionados a fazerem sexo a fim de encontrar a aceitação e segurança que o grupo lhe oferece. Quando estão com o parceiro, ficam muito próximos da linha de pressão, que são frases usadas em ocasiões oportunas, a fim de manipular o parceiro a fazer sexo. São estas algumas das frases: você faria se me amasse; deixe-me provar quanto gosto de você; quero fazer amor com você. Os adolescentes acabam se entregando com medo de perder o namorado. Há também a influência da mídia, que mostra o sexo como algo normal para se fazer a qualquer hora e com qualquer pessoa. Outra coisa que pressiona o adolescente a praticar sexo é a educação sexual nas escolas. Hoje, eles sabem de todas as informações que precisam para fazer sexo bem cedo e ainda recebem preservativos. A responsabilidade da educação sexual do filho é dos pais e não da escola, portanto, os pais precisam cumprir seu papel nesta área.
A segunda seção é bem prática para os pais, mostrando o que eles devem fazer para guiar o seu filho adolescente no mundo dele. Os pais precisam entender a necessidade de relação íntima que o adolescente tem. É estritamente necessário que os pais se amem e demonstrem seu amor um pelo outro. Em um lar onde reina o amor, o adolescente sente-se seguro e amado. Outra coisa essencialmente importante é que os pais demonstrem amor pelo seu filho sempre. Nesta seção, o que mais vimos são testemunhos de adolescentes insatisfeitos com a falta de comunicação dos seus pais. Eles reclamam que seus pais nunca param para ouvi-los, e quando o fazem, estão mais interessados em reclamar do que em compreender. Além do compreender, o pai precisa mostrar que confia no seu filho. O adolescente precisa aprender a tomar suas próprias decisões, a crescer sozinho sob as orientações dos pais no início. A busca pela aceitação é intensa, e eles geralmente encontram essa aceitação no namorado (a), que muitas vezes exige o sexo em troca, mas quando se entregam, percebem que aquela aceitação era falsa. O divórcio dos pais interfere bastante na vida dos filhos, pois eles sentem-se culpados pelo que aconteceu e o resultado é o envolvimento sexual como forma de chamar atenção dos pais. O que vai direcionar a vida do adolescente na área sexual e fazê-lo ficar firme para não cair, é a educação cristã que receberam em casa, o estudo bíblico em um lar arraigado no Senhor. Os pais precisam amar seus filhos, ensinar-lhes nos caminhos do Senhor e sempre manterem uma boa comunicação.
Esta terceira seção foi muito interessante de se ler. Nela, o autor mostrou 51 razões que os adolescentes mostram para fazer sexo antes do casamento, 47 razões para esperar pelo casamento e 37 maneiras de dizer não, sempre utilizando testemunhos de adolescentes. Entre as 51 razões para fazer sexo, que eles colocaram estão: É audacioso, busca de aceitação e identidade, pressão do grupo, curiosidade, uma expressão de amor, para não perder o namorado, rebelião e porque estão cansados de esperar. Entre as 47 razões para esperar, temos: Deus ordena que sejamos puros, o sexo pré- conjugal prejudica seu andar com Deus, baixa a auto-estima, deixa cicatrizes, interrompe a comunhão no relacionamento e a espera produz verdadeira satisfação na noite de núpcias. Gostei bastante destas razões e da importância de guardar-nos somente para o futuro cônjuge, como sendo o melhor presente. Das 37 maneiras de dizer não que foram sugeridas pelos próprios adolescentes, podemos destacar: Controle o seu próprio corpo; Desenvolva um conjunto de convicções; Não assista televisão ou filmes que tratem de temas sexuais; Namore só quem tenha convicções semelhantes às suas e tome um compromisso diante de Deus.
A quarta seção é como se fosse uma conclusão do livro. São testemunhos de jovens que se envolveram sexualmente na adolescência e hoje estão sofrendo as conseqüências. O testemunho de uma adolescente de 13 anos que se sentiu forçada a demonstrar seu ‘amor’ ao namorado mais velho, que ameaçava dizendo que se ela não aceitasse, ele a deixaria. Outro testemunho é a história de uma moça que fez sexo com o namorado porque não encontrava amor e aceitação por parte do pai, só no namorado que em troca exigia o sexo. O último é o de um rapaz cristão que se envolveu com sexo logo cedo e sofreu grandes conseqüências, quando a moça engravidou. Por fim, encerro com o conselho que aquele jovem deu: Fui um tolo, você não precisa ser!

Crítica:
Gostei muito deste livro, da forma em que ele foi escrito. Ele é interessante para os adolescentes e mais ainda para pais e mestres lerem, a fim de abrir os olhos quanto a este problema na vida do adolescente. A única observação que posso fazer é que tem capítulos em que só há testemunhos e acho que nestes capítulos o autor poderia ter dado o fechamento com as palavras dele. A razão é que sempre é bom ler vários exemplos, mas depois uma conclusão que uma estes exemplos. Mas amei este livro.

Aplicação:
A aplicação no ministério com adolescentes é na área do aconselhamento. Aprender a lidar com o adolescente, ouvindo e não criticando. Também posso aplicar na minha própria vida, principalmente a terceira seção que traz coisas práticas para aprendermos a dizer não ao sexo pré-conjugal. Aconselho a leitura deste livro para pais e adolescentes, e também para as aulas de educação cristã para adolescentes!

AUTORIA: Ana Talita Brito de Medeiros Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário