segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ensinando Para Transformar Vidas

RESUMO: HENDRICKS, H. Ensinando Para Transformar Vidas. Betânia; Belo Horizonte, MG. 1991.


            Lecionar é algo que exige muito esforço do educando. É necessário que o mesmo esteja atento às leis do ensino. A lei do Professor diz que é necessário ter muito conhecimento sobre o assunto que se deseja ensinar, dominar o conteúdo deve ser a meta do professor. Se ele pára de crescer, vai dar águas paradas para seus alunos, entretanto, o professor que estuda, tem a oportunidade de dar águas correntes de um rio. Nunca se deve escolher um professor da EBD que não corresponda às exigências pedidas para ser um bom professor, e a principal exigência é uma vida transformada. A única forma para estarmos sempre melhorando nosso desempenho como professor, é nunca estarmos satisfeitos com o nosso trabalho, sempre se perguntando como melhorarmos.
            A lei do Ensino diz-nos que a função do professor não é levar o conhecimento, e sim estimular o aluno a buscá-lo, para tanto, a maneira como os alunos aprendem deve ser o fator determinante para a forma como o professor vai ensinar. O aluno só aprende quando ele faz por si mesmo, em face ao ensino do professor. Levar o aluno a pensar não é tarefa fácil, mas é uma tarefa do professor. Ainda é necessário que ele reproduza esse aprendizado pelo resto de sua vida.
            Os conhecimentos de nossa mente não são sólidos para serem transferidos para outra mente, e portanto, as experiências devem ser revividas pela outra pessoa. Isso é o que chamamos de Lei da Atividade. Para aprender, o aluno precisa praticar, envolver-se. Não se obtém o máximo de aprendizagem sem o máximo de envolvimento. O aluno precisa receber atividades que forneçam orientação, sem imposição e que sejam práticas. Devem ser atividades que tenham objetivos definidos, que tenham o porquê de estarem sendo pedidas e tragam problemas a serem solucionados de modo que os alunos precisem pensar para responder.
            Essencial no processo do ensino é a comunicação. A lei da Comunicação informa-nos que o professor precisa estabelecer pontes de ligação entre ele e seus alunos, na esfera do pensamento, do sentimento e da ação. Preciso transmitir o que sei, o que sinto e o que faço de forma que os alunos pensem, sintam e façam o mesmo que eu. O professor precisa despertar a mente do aluno através do seu exemplo e da sua simpatia pessoal. Precisa fornecer-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência.
            Mente não ensina coração, essa é a Lei do Coração. A única via que o conhecimento pode ser transmitido de forma que transforme vidas é pela via do coração. O caráter do professor gera confiança na vida do aluno, sua afetividade motiva o desejo do aluno de aprender, o professor também precisa transmitir o conteúdo corretamente. É muito importante que o professor demonstre amor pelos seus alunos, assim ele estará conquistando o direito de ser ouvido. Portanto, o ensino impactante é o que passa de um coração para outro.
            Motivar os alunos é muito importante para uma boa aprendizagem. A lei da Motivação diz-nos que não devemos motivar nossos alunos comprando-os, culpando-os ou enganando-os. Pelo contrário, antes de cobrar, o professor deve ensinar, e após ensinar é necessário expor os erros de seus alunos. Motivar os alunos é fazer com que eles, ao assistirem suas aulas, sintam-se beneficiários de um testamento. Não é possível motivar ninguém se não estiver motivado. A mente humana precisa ser ativada por motivações, sem isso, ela não ouvirá nem verá nada.
            Ensinar exige preparação prévia, pois sem isso não é possível a transmissão de uma mensagem. A lei da Preparação Prévia consiste em preparar a mente do aluno para a aula, isso através de uma tarefa de casa. O dever de casa funciona como um ponto de partida para a aula, bem como um pré-aquecimento da mente do aluno. Para uma tarefa ser boa, ela precisa: Ser objetiva, exeqüível e imprevisível. Durante a aula, é necessário que o aluno faça anotações, isso fixa o conteúdo. A eficiência no ensino deve iniciar no preparo tanto do professor, quanto do aluno.

AUTORIA: Ana Talita Brito de Medeiros Farias

Um comentário:

  1. Estou muito feliz em compartilhar minha experiência aqui, meu nome é Brenda e eu fui casado. Até que meu marido disse que eu o estava traindo, nós dois nos tornamos casais irritantes, ele não podia acreditar, nem ele confiou nas minhas palavras, então pedimos o divórcio, depois nos separamos e juramos nunca fazer as pazes. Por muito tempo, tentei seguir em frente, mas não podia ficar sem ele, então comecei uma busca pela volta do meu marido e fui encaminhado ao Dr.IZOYA. Um grande homem que me deparei, ele lançou um feitiço de amor e fez meu marido voltar dentro de 24 horas. com isso, estou aqui para compartilhar o contato do Dr. IZOYA, contatá-lo via drizayaomosolution@gmail.com. Ele é realmente poderoso e é especialista nos seguintes assuntos ...
    (1) feitiços de amor de todos os tipos. (2) pare o divórcio. (3) acabe com a esterilidade.

    ResponderExcluir